top of page
  • Foto do escritorArq. Natália Queiroz

Post inaugural 5 | Parede cinética responsiva ao sol e movimento humano (kinect wall: human/sun)

Atualizado: 21 de jul. de 2020

O script inclui o projeto e funcionamento do protótipo de uma parede cinética que responde ao movimento humano e a geometria solar. É um exercício que também foi descrito em um artigo publicado na Revista Chilena da Universidade de Bio Bio, Arquitecturas del Sur (em espanhol. Link incluído abaixo). Potencialmente pode ser replicado em escolas de arquitetura na América Latina.


O exercício adentra nos temas de "arquitetura responsiva", automação, modelagem paramétrica e algorítmica no projeto de envelopes arquitetônicos. O resultado é um protótipo funcional de baixo custo. O objetivo é uma fachada que não permite entrada da radiação direta do sol, com exceção da aproximação humana que aciona a abertura total das aletas. A parede possui módulos que acompanham a silhueta do movimento humano, possível através da captura da silhueta realizado por um sensor (aqui para o protótipo, o Kinect). Os módulos que não são acionados pelo movimento humano, são acionados pela trajetória solar.


O script também inclui o funcionamento de um módulo físico. Para tanto, se faz necessário uma placa de Arduíno UNO e um servo motor. O usuário pode escolher qual módulo da fachada deseja visualizar no protótipo físico. O artigo anexado descreve com mais detalhes e apresenta o esquema de cortes para o módulo físico em escala real. Em decorrência de limitações financeiras, nas oficinas que fizemos, construímos o protótipo de um módulo e projetamos a parede cinética em uma parede para melhorar a interação. Prometo divertimento para quem se aventurar! ;)



Para o script funcionar plenamente é necessário:

  • um sensor Kinect;

  • um arduino UNO e um servo motor;

  • os plugins firefly e Ladybug;

  • um arquivo climático em formato .epw.

Nível de dificuldade: avançado.

Autoria do script: Natália Queiroz, Jéssica Carvalho, Carlos Vaz (2017).



327 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page